Cada vez mais sofisticados, golpe do precatório volta a assustar os credores.
Infelizmente tem crescido a variedade de golpes que circulam pela nossa sociedade. Todos os dias milhares de brasileiras e brasileiros sofrem caem nesses golpes e/ou conhecem alguém que foi vítima. Golpe do WhatsApp; do motoboy; do anúncio falso na internet, são apenas algumas das modalidades.
Mas não só no dia a dia esses golpes ser verificam. No âmbito das ações judiciais, tem sido cada vez mais comum a abordagem de pessoas que são partes em algum processos e irão receber seu crédito através do famoso PRECATÓRIO.
As abordagens são as mais variadas. Algumas “empresas” disfarçadas de escritórios de advocacia, enviam cartas aleatórias, informando que a pessoa tem determinado valor a receber e, antes da liberação do crédito, a pessoa deve depositar uma determinada quantia em uma conta bancária.
Outra abordagem que tem sido bastante comum se dá por meio de SMS, que informa à pessoa que “o precatório foi expedido. Para mais informações, acesse…” e, nesses casos, na maioria das vezes, são empresas de compra e venda de precatórios federais, estaduais e municipais.
Para todas e todos que possuem ação judicial e têm crédito a receber via Requisição de Pequeno Valor (RPV) ou Precatório (federal, estadual ou municipal), fica o nosso alerta. Quando receber qualquer contato nesse sentido, antes de realizar qualquer pagamento ou negociação do seu crédito, procure o advogado que cuida da sua ação judicial.
Infelizmente, com tanta exposição de dados e informações pessoais nas redes, temos visto um grande aumento dessas abordagens. Busque o máximo de informações, de preferência com um profissional de sua confiança.