Chegamos ao dia de celebrar o Dia do Trabalhador.
No Brasil, no dia 01/05 também é comemorado o início da vigência da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assinada em 1943 pelo então Presidente Getúlio Vargas, responsável por assegurar direitos básicos às trabalhadoras e trabalhadores.
O Dia do Trabalhador, nesse ano de 2020, vem com o desejo de celebrar as trabalhadoras e trabalhadores, mas também vem acompanhado da necessidade de luta pela reafirmação da importância dos direitos trabalhistas, nesses tempos em que têm sido alvo de constante precarização e flexibilização.
Precarização desenfreada que reduz salários, cria novas modalidades de relações trabalhistas, aumenta a informalidade, reduz a importância dos sindicatos e, consequentemente tenta diminuir a voz das trabalhadoras e trabalhadores.
Tempos estranhos, mas que estão a demandar a máxima união de todas e todos trabalhadores (celetistas, servidores públicos, informais, autônomos, intermitentes, dentre outros). Em tempos de isolamento social decorrente da pandemia, esse dia será celebrado à distância, sem o calor e a união física que merece, mas com a certeza ainda maior, de que precisamos envidar todos os esforços para defender a base de sustentação de uma nação.
VIVA AS TRABALHADORAS E OS TRABALHADORES! VAMOS À LUTA!